top of page

UX Strategy

Como o design estratégico pode transformar um assistente virtual e gerar valor real para o negócio?

Visão geral

Desde abril/25, passei a integrar uma nova equipe na Blip,em poucos dias, identifiquei pontos de melhoria no chatbot do cliente e, junto à equipe, propus soluções com impacto direto na performance do produto e na experiência das equipes envolvidas.

As ações realizadas não apenas elevaram a eficiência da solução como também contribuíram diretamente para KPIs estratégicos do cliente, viabilizando novas oportunidades de negócio e consolidando a presença da Blip como parceira-chave em inovação e performance digital.

Contexto

Desafios:

  • Prazo médio elevado para contratação de crédito (45 a 55 dias).
     

  • Alta incidência de reclamações por baixa resolutividade na FAQ.
     

  • Stakeholders recém-integrados com pouco contexto sobre o produto.

Ações realizadas

  • Proposição e estruturação de FAQ com Inteligência Artificial:
    Após análise do desempenho do chatbot, foi proposta a adoção do AI Agent (IA proprietária da Blip) na FAQ, com base em experiência anterior (resolutividade >90%). A iniciativa visa reduzir reclamações e, ao mesmo tempo, representa uma nova venda de produto ao Banco.
     

  • Mapeamento e reestruturação da arquitetura de informação: Foi desenvolvida uma documentação unificada em formato de fluxo macro, facilitando a compreensão do chatbot como um todo, especialmente por parte dos novos stakeholders.

EFICIÊNCIA

Eliminou fluxos redundantes

aRQUITETURA

Otimizou a estrutura técnica do bot

GESTÃO

Reduziu a complexidade de manutenção

AUTONOMIA

Aumentou a autonomia do cliente no uso da solução

Este projeto reforça meu compromisso em unir design, tecnologia e negócio.

Não apenas domínio técnico e estratégico sobre o produto, mas também proatividade em identificar gargalos, antecipar soluções e gerar valor real para o cliente.

bottom of page